ANÁLISE SWOT
Necessitamos de algumas ferramentas para auxiliar no
planejamento da construção da Empresa. Uma delas é a análise SWOT, ela faz
parte do planejamento estratégico.
A palavra SWOT é de origem Inglesa das palavras
Forças(Strengths), Fraquezas(Weaknesses), Oportunidades(Opportunities) e
Ameaças(Threats).
Com uma noção ampla dos pontos fortes e fracos em que a
empresa está inserida, os empresários podem ficar sempre atentos aos movimentos
do mercado.
Para se entender melhor como são vistos esses pontos,
precisamos visualizá-los quando são originados tanto da Empresa para fora como
de fora para dentro da mesma.
Dividimos a Empresa em dois ambientes:
Internos - Vemos tanto as suas forças como suas fraquezas
em um todo, isso sabendo que devem ser sanadas pelos líderes e suas equipes.
Externos – É necessário atentar para o que vem do mercado
para dentro da Empresa, isso envolve a concorrência com outras empresas do
mesmo segmento, adquirindo novas tecnologias e oferecendo um diferencial.
PONTOS FORTES PONTOS FRACOS
AMBIENTE INTERNO FORÇAS FRAQUEZAS
AMBIENTE EXTERNO
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
Com essa análise identificamos os pontos fortes e os
pontos fracos, com isso determina-se a posição atual da Empresa e antecipa-se o
futuro, com isso visando as oportunidades e precavendo as ameaças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário