quarta-feira, 10 de julho de 2013

MIX MARKETING: 4 P'S (PRODUTO,PREÇO,PROMOÇÃO E PRAÇA)


MIX MARKETING:  4 P’S ( PRODUTO,PREÇO,PROMOÇÃO E PRAÇA)

Essa ferramenta é utilizada para perseguir os objetivos de Marketing  no mercado-alvo.

PRIMEIRO “P” – Produto.
É qualquer coisa que se fornece ao mercado satisfazendo as suas necessidades e desejos.
O produto não necessariamente só pode ser algo que se toque, como também serviços, como: pessoas, locais, organizações e etc.
Quando criamos o produto, devemos observar cinco níveis essênciais:

- Benefício-núcleo: aquilo que é fundamental para o consumidor.
- Produto Básico: É o que o consumidor compra necessariamente como sendo o básico.
-Produto Real ou Esperado: Deve-se atentar para a qualidade, característica, designe, marca e embalagem.
-Produto Ampliado: São serviços adicionais.
-Produto Potencial: É quando fornecemos um produto que pode sofrer qualquer alteração no futuro.

O produto pode ser considerado um dos principais patrimônios de uma Empresa.

SEGUNDO “P” – Preço.
Devemos nos preocupar bastante quando definimos o preço do produto comercializado, além de ser ponto forte para o sucesso do Marketing, ele também é uma decisão conflitante, já que temos que ter um valor que renda lucros, mas que não desestimule a compra, como também não baixar tanto para que não ocorra a depreciação do produto.
Com isso acreditamos que o preço ideal é aquele em que o cliente julga justo e que, ao mesmo tempo, é lucrativo para a Empresa.

TERCEIRO “P” – Praça.
Esse “P” é importante quando falamos em fácil acesso ao produto pelo cliente, podendo comprar no momento em que deseja.
O produto pode ser distribuído e duas formas:

-Direta – Quando acontece da venda ser direta ao consumidor. O fornecimento é feito pelos próprios fabricantes ou até prestadores de serviço, como dentistas e cabeleireiros.

-Indireta – Nesse caso é preciso que distribuidores levem o produto ou serviço até o consumidor. Temos como exemplo os Supermercados e Distribuidoras de Bebidas.

QUARTO "P"  - Promoção.
Para que se tenha boas vendas é essencial a propaganda. Ela pode ser feita de cinco maneiras.

* PROPAGANDA: Além de promover os produtos a serem vendidos, ela também ajuda a passar informações da Empresa, que com isso ajuda também quando é necessário identificar os pontos fortes e os fracos.

*PROMOÇÃO DE VENDAS: São enviadas para alavancar as vendas e fazer com que os consumidores sejam atraídos pela Empresa e deixando até de comprar com os concorrentes.
Exemplo de promoções de venda são os cupons, concursos, prêmios, entre outros.

*RELAÇÕES PÚBLICAS: É o contato direto com o consumidor, passando histórias da Empresa, informando a criação dos produtos que serão reconhecidos no mercado.

*PUBLICIDADE: É quando se faz um acordo entre empresas, propagandas feitas sem serem pagas pela veiculação . Normalmente são publicadas em jornal e revistas.

*FORÇA DE VENDAS: É o contato físico com o cliente, possibilitando uma relação duradoura e de fidelidade.

*MARKETING DIRETO: Ele é feito como um plano estratégico atingindo o alvo-público de diversas maneiras diariamente. Algumas delas são: Mala direta, Telemarketing, Catálogo, Cuponagem e Internet.


*** Para se conquistar o jogo do mercado e atingir o alvo, atendendo as necessidades do público, levando em consideração todos os pontos essenciais e exigidos pelos consumidores, precisamos elaborar estratégias de marketing, pensar criticamente nos objetivos e focar em metas propostas pela administração da Empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário