domingo, 4 de agosto de 2013

ORGANOGRAMA



ORGANOGRAMA


Todos os executivos e funcionários de uma empresa, costumam se utilizar de um critério de homogeneidade, para criar uma departalização,na qual é um agrupamento levando em conta recursos como: humanos, financeiros, materiais e equipamentos, em unidades organizacionais.
A estrutura organizacional é representada pelo organograma, que é uma representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional.
Entre outros objetivos que o organograma precisa alcançar é demonstrar a divisão de trabalho, dividindo a organização em frações organizacionais e destacar a relação superior subordinado e a delegação de autoridade e responsabilidade.
Com o organograma podemos detectar algumas possíveis falhas que ocorram,como a de funcionários ocupando cargos sem capacidade profissional suficiente. Também acontecem funções duplicadas ou mal distribuídas, com o organograma isso é detectado.
A departalização funcional é feita de acordo com as funções da empresa, é normalmente o mais usado pelas empresas. Ela também pode ser por área de conhecimento.



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CICLOS ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO




CICLOS ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO



O controle gerencial  e a gestão do negócio é fundamental para a organização da empresa, com isso é importantíssimo utilizar os ciclos para mensurar o tempo em que as atividades da empresa são desenvolvidas. Os valores giram em torno dos processos de produção, capacidade de vendas e recebimento de clientes.



- Ciclo Econômico: É o tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Com esse ciclo calculamos o prazo médio de estoque (PME), é o tempo em que os produtos ficam parados no estoque.



PME =                ESTOQUES                              X  30

             CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS



- Com essa fórmula calculamos o prazo médio de estoque dentro de 30 dias.







- Ciclo Operacional:  É o período calculado entre a compra do produto vendido até o recebimento pelo cliente. Esse período é considerado como prazo médio de recebimento (PMR).



PMR =  DUPLICATAS À RECEBER                     X  30

         RECEITAS DE VENDAS



- Com essa fórmula calculamos o prazo médio de recebimento dentro de 30 dias.



Toda empresa deve determinar a forma de recebimento dos clientes, da forma que não comprometa ou prejudique os seus compromissos com os fornecedores.  Esse controle deve ser feito avaliando os prazos e os valores em espécie.

O operacional é a soma de todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, iniciando com a compra da matéria-prima, estocagem de produtos acabados, venda dos produtos e termina com o recebimento referente as vendas realizadas.







- Ciclo Financeiro:  Nesse caso temos o tempo entre o pagamento aos fornecedores e as compras realizadas.  Após esse cálculo, obtemos o ciclo financeiro que quanto maior o poder de negociação com os fornecedores, menor o ciclo financeiro.



PMP =   PAGAMENTOS A FORNECEDORES                X  30

                COMPRAS





CICLO FINANCEIRO = PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO (PMR) + PRAZO MÉDIO DE ESTOQUE (PME) – PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTOS (PMP)







CICLO FINANCEIRO POSITIVO: Ocorre quando o pagamento aos fornecedores acontece antes do recebimento dos clientes, com isso é necessário que a empresa tenha um capital de giro ou que renegocie os prazos com  os fornecedores e os clientes.



CICLO FINANCEIRO NEGATIVO: No caso da negatividade do valor, é favorável à empresa, já que dessa forma são recebidos os valores das vendas antes das futuras compras, com isso é possível investir em recursos e melhoramentos para o bom atendimento ao cliente.